
Ed. Guriri
Edifício de uso misto desenvolvido para a disciplina de projeto IV do curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Federal da Paraíba.
Trata-se de um edificio de uso misto abrigando diversas atividades criativas além de auditórios e residências. Tais usos se setorizam na vertical, sendo os 3 primeiros pisos de residências e praças, enquanto que os demais andares são de habitações.
O edifício coloca em prática o conceito de moradias coletivas e conta com células modulares para os dormitórios e os demais espaços como cozinha, sala de tv e lounge coletivos.
Outra condicionante é que o edifício deveria pensar a forma de morar daqui a 10 anos. Ou seja, deveria seguir as tendências atuais de moradias que podem vir a consolidar-se futuramente.
Guriri é uma planta, um coqueiro, típico do litoral paraibano e que , tal como o edifício, se firma no solo arenoso e resiste aos ventos.
Tal qual a planta o prédio conta com estrutura central que também concentra a circulação vertical.
O prédio conta ainda com tecnologia de reuso de água, vidros inteligentes que captam e filtram a luz solar e meios de transporte ativos e compartilhados.
Um dos pontos fortes do edifício é sua “restinga vertical“, que permite a criação de jardins suspensos de forma a favorecer o conforto térmico ambiental ao mesmo tempo que proporciona a integração com o interior e ainda compensa em parte a pegada ambiental da habitação.











